No mundo todo, existem inúmeros sistemas para identificar as letras do alfabeto e para unificá-los internacionalmente foi criado um alfabeto-padrão pela Organização de Aviação Civil Internacionale também adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
O Alfabeto fonético da OTAN é o alfabeto de soletração mais utilizado no mundo. Embora chamados de "alfabetos fonéticos", alfabetos de soletração não têm conexão com sistemas de transcrição fonética como o alfabeto fonético internacional.
Ao invés disso, o alfabeto da OTAN define palavras-chave para letras do alfabeto inglês por meio de um princípio acrofônico (Alfa para A, Bravo para B, etc.) para que combinações críticas de letras (e números) possam ser pronunciadas e entendidas por aqueles que transmitem e recebem mensagens de voz por rádio ou telefone, independente de seu idioma nativo, especialmente quando a segurança de navegação ou de indivíduos é essencial.
Um alfabeto radiotelefônico (por vezes confundido com o alfabeto fonético) é um sistema de identificação das letras do alfabeto por meio de palavras-código, utilizado sobretudo na comunicação falada, especialmente por rádio ou telefone, para soletrar palavras.
Na aviação o alfabeto radiotelefônico, informalmente conhecido como "alfabeto Zulu" na aeronáutica brasileira, é utilizado por pilotos e controladores de vôo do mundo todo para se comunicarem. Cada letra e cada número corresponde a uma palavra. Por exemplo:
Se uma aeronave tiver o prefixo PT-NYQ, o piloto vai pedir autorização para a torre de controle informando a matrícula da seguinte maneira: "Papa Tango November Yankee Quebec".
Se for um avião de linha aérea, operando o vôo TAM JJ3041, no Brasil, por exemplo, o piloto identificará o avião da seguinte maneira: "TAM Juliet Juliet Três Zero Quatro Uno", em português. Em países Norte Americanos, seria: "TAM Juliet Juliet Three Zero Four One", em inglês.
Letra
|
Código
|
Pronúncia no
Alfabeto Fonético Internacional |
Pronúncia em
todas as línguas |
---|---|---|---|
A
|
alpha
|
[ˈal.fa]
|
al fa
|
B
|
bravo
|
[ˈbʀa.vo]
|
bra vo
|
C
|
charlie
|
[ˈʧaʀ.li]
|
txar li
|
D
|
delta
|
[ˈdɛl.ta]
|
del ta
|
E
|
echo
|
[ˈe.ko]
|
é cô
|
F
|
foxtrot
|
[fɔks tʀɔt]
|
fox trot
|
G
|
golf
|
[ɡɔlf]
|
golf
|
H
|
hotel
|
[ˈo.tɛl]
|
ho tel
|
I
|
india
|
[ˈin.dja]
|
in dî a
|
J
|
juliett
|
[ˈʤu.ʎɛt]
|
dju li et
|
K
|
kilo
|
[ˈki.lo]
|
qui lô
|
L
|
lima
|
[ˈli.ma]
|
li ma
|
M
|
mike
|
[majk]
|
maec
|
N
|
november
|
[no.ˈvãm.bəʀ]
|
no vem ber
|
O
|
oscar
|
[ˈɔs.kaʀ]
|
oss car
|
P
|
papa
|
[pa.ˈpa]
|
pa pa
|
Q
|
quebec
|
[ke.bɛk]
|
qué bec
|
R
|
romeo
|
[ˈʀo.me.o]
|
ro mi ô
|
S
|
sierra
|
[si.ˈe.ʀa]
|
si er a
|
T
|
tango
|
[ˈtãɡo]
|
tam gô
|
U
|
uniform
|
[ˈju.ni.ˌfɔʀm]
|
iu ni form
|
V
|
victor
|
[ˈvik.tɔʀ]
|
vic tor
|
W
|
whiskey
|
[ˈwi.ski]
|
uîs qui
|
X
|
x-ray
|
[ˈiks.ʀɛj]
|
ecs rei
|
Y
|
yankee
|
[ˈjã.ki]
|
iam qui
|
Z
|
zulu
|
[ˈzu.lu]
|
zu lu
|
Número
|
Código
|
Pronúncia no
Alfabeto Fonético Internacional |
Pronúncia em
todas as línguas |
---|---|---|---|
0
|
zero
|
[ˈziːɹoʊ]
|
ze ro
|
1
|
one
|
[wʌn]
|
wun
|
2
|
two
|
[tuː]
|
too
|
3
|
three
|
[tɹiː]
|
tree
|
4
|
four
|
[foʊɝ]
|
fow
|
5
|
five
|
[faɪf]
|
fife
|
6
|
six
|
[sɪks]
|
six
|
7
|
seven
|
[ˈsɛvən]
|
sev en
|
8
|
eight
|
[eɪt]
|
ait
|
9
|
nine
|
[ˈnaɪnɝ]
|
nin er
|
Número
|
Código
|
Pronúncia
fonética |
Pronúncia em
português brasileiro[4] |
---|---|---|---|
0
|
zero
|
[ˈze.ro]
|
ze ro
|
1
|
uno (uma)
|
[ˈuno ('uma)]
|
uno (uma)
|
2
|
dois (duas)
|
[ˈdoyʒ (duaʒ]
|
dois (duas)
|
3
|
três
|
[ˈtreʒ]
|
três
|
4
|
quatro
|
[ˈkwa.tro]
|
qua tro
|
5
|
cinco
|
[ˈsĩ.ko]
|
cin co
|
6
|
meia
|
[ˈmeya]
|
meia
|
7
|
sete
|
[ˈsε.te]
|
se te
|
8
|
oito
|
[ˈoy.to]
|
oi to
|
9
|
nove
|
[ˈnω.ve]
|
no ve
|
TERMOS TÉCNICOS Aileron – Elemento aerodinâmico móvel localizado na parte posterior sa asa, ligado diretamente ao movimento de curva e acionados através do manche. ADI (Attitude Direction Indicator) – Também conhecido como horizonte Artificial, o ADI apresenta no display a atitude da aeronave (pitch e rolamento), comandos do diretor de vôo e indicação do Gilde Slope e Localizer. Ajuste de altímetro – Pressão da estação reduzida ao nível do mar sob condições de atmosfera padrão (1 hPa/30 pés) Ângulo de ataque – Ângulo formado entre o vento relativo e a corda do aerofólio Anti-skid – Antiderrapante que funciona do mesmo modo de um freio ABS, ou seja, quando a roda está prestes a travar. O sistema alivia a pressão do freio. APU – (Auxiliar Power Unit) – Unidade de força auxiliar, necessária para dar partida nos motores e manter o ar condicionado em operação quando a aeronave está no solo. Arfagem – Movimento em torno do eixo transversal de uma aeronave, relacionado ao efeito de subir (cabrar) e descer (picar). Arrasto - Resistência ao avanço. Autobrake – Sistema que dosa a frenagem da aeronave automaticamente, evitando o travamento das rodas (semelhante ao freio ABS dos automóveis). Back track – táxi de aeronave para pátio de estacionamento pela própria pista de aterrissagem. Bequilha – Órgão auxiliar do trem de aterragem do avião, instalado na parte póstero-inferior da fuselagem. Biplace – Cabine de comando com dois lugares disponíveis para pilotagem. Bordo de fuga – Extremidade traseira do aerofólio. Bravo – Palavra no alfabeto aeronáutico para representar a letra “B”. Buffeting - Sinal de pré-estol que se caracteriza por vibração de comandos e da própria aeronave Camada limite – Camada de ar que acompanha o perfil aerodinâmico da asa. CB (Cumulonimbus) – Nuvem de grande desenvolvimento vertical, associada à trovoada, com predominância de correntes ascendentes e descendentes, chuva forte, granizo e wind shear (mudanças abruptas de velocidade e direção de vento na superfície). Compensador – Superfície secundária de comando que auxilia a reduzir a força aplicada ao manche para cabrar e picar. Corda – Linha imaginária que liga o bordo de ataque ao bordo de fuga. CVR (Cockpit Voice Recorder) – Gravador de voz da cabine (caixa-preta). DME (Distance Measuring System) – Equipamento medidor de distância utilizado em navegação aérea. Diedro – Inclinação da asa em relação ao eixo transversal da aeronave. Echo – Palavra no alfabeto aeronáutico para representar a letra “E”. EFIS (Electronic Flight Instrument System) – Sistema eletrônico que apresenta digitalmente os instrumentos analógicos de cabine, comuns em aeronaves clássicas. EGT (Exaust Gases Temperature) – Instrumento que indica a temperatura dos gases de exaustão (escapamento) EICAS (Engine Indication and Crew Alerting System) – Sistema que indica parâmetros de funcionamento dos motores e configuração da aeronave. Envergadura – Medida de ponta a ponta de uma asa. Estol – Perda de sustentação FADEC (Full Autority Digital Electronic Control) - Sistema computadorizado que controla automaticamente a partida, o fornecimento de combustível, as bombas e o desempenho dos motores. FL (Flight Level) – Nível de Vôo. Flape (Flap) – Dispositivo hipersustentador que aumenta a curvatura da asa e, por conseqüência, a sustentação da aeronave. Flape Fowler – O flape se desloca da parte inferior da asa para trás e para baixo, considerado o de melhor eficiência aerodinâmica. FMC (Flight Management Computer) -Computador para gerenciamento de vôo. FOD (Foreign Object Damage) – Danos causados por objetos estranhos. Fox – Palavra no alfabeto aeronáutico para representar a letra “F”. Fpm (feet per minute) – Pés por minuto. Freio aerodinâmico – Impede o aumento excessivo de velocidade durante a descida. Atua também na frenagem,no solo e, em conjunto com os ailerons, em manobras de curva em solo. Fuel Flow – indicador de fluxo de combustível. Galley – Seção da aeronave onde ficam armazenadas as refeições dos passageiros e tripulantes, bebidas e o forno. Gear up – Trem de pouso em cima. GPS (Global Positioning System) – Sistema de posicionamento global. Navegação por satélites. GPWS (Ground Proximity Warning System) – Sistema para alerta de proximidade com o solo. Hotel – Palavra no alfabeto aeronáutico para representar a letra “H”. HSI (Horizontal Situation Indicator) – Instrumento de bordo utilizado para navegação VOR ou aproximações ILS. hPa – Unidade de pressão atmosférica. HUD (Head Up Display) – Sistema que vai instalado próximo à janela do comandante, que permite ao piloto visualizar numa espécie de vidro, informações de navegação e performance da aeronave. Idle – Marcha lenta. IFR (Instrument Flight Rules) – Regras de vôo por instrumentos. ILS (Instrument Landing System) – Sistema de pousos por instrumentos formado pelo Glide Slope, que emite sinais indicativos da rampa de aproximação e o Localizer (LOC), que indica o eixo da pista. CAT I – pousos com teto de 200 pés e visibilidade de 800 metros; CAT II – pousos com teto de 100 pés e visibilidade de 400 metros; CAT III – pousos com visibilidade zero. ISA (International Standard Atmosphere) – Atmosfera padrão internacional (nível do mar, ar seco, temperatura de 15 graus e pressão atmosférica de 1013,2 hPa). IMC (Instrument Meteorogical Conditions) – Condições meteorológicas de vôo por instrumentos. Mach – Medida de velocidade em razão da velocidade do som em vôos de alta performance. Magneto – Fonte de eletricidade do sistema de ignição das aeronaves a pistão. Metar (Meteorological Aviation Routine) – Informativo meteorológico regular, divulgado de hora em hora. MFD (Multi Function Display) – Monitor que oferece informações operacionais sobre os sistemas da aeronave (combustível, hidráulico, pressurização e etc..) Milha Náutica (nm) – Unidade de distância equivalente a 1,85 km/h. MLW (Maximum Landing Weight) - Peso máximo de pouso. MMO (Mach Máximo Operacional) - Estabelecido pelo fabricante da aeronave em função da estrutura da mesma. Monocoque – Estrutura de fuselagem composta por revestimento e cavernas. MSA (Minimum Safe altitude) – Altitude Mínima de Segurança num raio de 25 milhas de um auxílio à navegação descrito em carta aérea, MTOW (Maximum Takeoff Weight) – Peso máximo de decolagem. NDB (Non Directional Beacon) – Transmissor de rádio que emite ondas eletromagnéticas para navegação por instrumentos. Nós (knots) – Unidade de velocidade equivalente a 1,85 km/h. NOTAM (Notice to Airmen) – Informações disponíveis nas salas AIS, que informam sobre condições operacionais, modificação de rota ou procedimentos, serviços especiais em aeródromos ou nas áreas terminais. Overhead panel – Painel de controle superior da cabine para acesso aos sistemas da aeronave. PAPI (Precision Approach Path Indicator) – Indicador de trajetória de aproximação de precisão. Pés - Unidade de medida equivalente a 30,48 cm Passo de hélice – Ângulo das pás. Pitch – Ângulo de inclinação do nariz da aeronave. Power off – Motor em marcha lenta. Pista balanceada – Quando a V1 selecionada faz igualar a distância necessária para decolar e a distância necessária para frear a aeronave numa rejeição de decolagem. Profundor – leme de profundidade que comanda os movimentos de arfagem Rolamento – Movimento de curva para a direita ou esquerda em torno do eixo longitudinal da aeronave. RPM – Rotações por minuto. SHP (Shaft Horse Power) – Unidade de força (cavalo vapor), medida no eixo da hélice. SID (Standard Instrument Departure) – Carta aérea que descreve o procedimento de saída por instrumentos de um aeródromo. Sierra - Palavra no alfabeto aeronáutico para representar a letra “S”. Side Stick – Manche semelhante ao joystick de jogos eletrônicos. SL (Sea Level) – Nível do mar. Slat – Dispositivo hipersustentador que permite à asa produzir maior sustentação. Spoiler (Speed Brake) – Freio aerodinâmico que impede o aumento excessivo de velocidade da aeronave durante a descida. Atua também na frenagem, no solo e, em conjunto com os ailerons, em manobras de curva em vôo. TAF (Terminal Aerodrome Forecast) – Previsão meteorológica para um aeródromo específico. TAS (True Air Speed) – Velocidade aerodinâmica ou verdadeira. É a velocidade do avião em relação ao ar, utilizada nas fórmulas matemáticas de Teoria do Vôo. TCAS (Traffic Collision Alert and Avoidance System) - Sistema para alerta e evasão de uma colisão em vôo. Triquilha – Roda dianteira da aeronave. Tuck under – Conforme a velocidade vai aumentando nas aeronaves de alta performance, o GP (Centro de Pressão) se desloca para trás, enquanto que a diminuição do downwash (inclinação para baixo dos filetes de ar que escoam depois de passar sobre a asa) reduz o momento de cabrar (cauda para baixo), gerando um desequilíbrio e a tendência de picar (nariz desce). VASI ( Visual Approach Slope Indicator) – Indicador do ângulo de aproximação visual. VOR (Very High Frequency Omnidirecional Range) – Estação transmissora de sinal de alta frequência utilizada para navegação aérea. Vortex Generation ou Geradores de Vórtice – Lâminas inclinadas que funcionam como se fossem pequenas pontas de asa, que evitam o deslocamento ou separação da camada limite. Windshear (tesoura de vento) – Mudança abrupta de direção e velocidade de vento. Wing Fence – hastes instaladas nas asas, que reduzem o efeito de estol nas pontas da asa causados pelo deslocamento da camada limite da raiz em direção às pontas de uma asa enflexada. Yaw Damper - Instrumento giroscópico que atua automaticamente sobre o leme das aeronaves à reação para evitar guinadas. |